domingo, 11 de julho de 2010

Um pouquinho das CULTURAIS!

O Enecom Parahyba 2010 tem como tema a Comunicação e a Cultura Popular e, mais, pretende que a COMUNICAÇÃO SE PINTE DE POVO! Por isso, cada espaço está articulado para proporcionar aos encontristas um mergulho de oito dias na temática. O tempo é curto. Conscientes disto, pensamos milimetricamente cada momento!
As culturais não fugiram a regra. A programação foi construída a partir do que há de mais representativo na cultura do Estado e da cidade sede. Dos brincantes do Bairro do Novaes ao Hip Hop do Valentina, uma diversidade imensa de sonoridades e vivências na cena cultural.
De antemão, se pensou na necessidade de uma programação problematizante e questionadora, que desse suporte ao acúmulo teórico sobre a temática do encontro: comunicação e cultura popular. Os encontristas se depararão constantemente com diversos momentos de choque entre concepções teóricas, estéticas e expressões culturais. A noite do Rap e Repente é uma delas. Em várias noites, as culturais proporcionarão o encontro de gerações da música paraibana, uma verdadeira união entre as novas e as antigas referências.
Abaixo estão ALGUMAS das atrações do Enecom Parahyba 2010! Programação Completa em breve. Fique espert@!




25 de julho de 2010 – NOITE DA CULTURA POPULAR 
Cada noite foi articulada seguindo uma temática. A primeira, por exemplo, é a noite da Cultura Popular. Nela grandes expressões da cultura popular paraibana se apresentarão. Para representar o Bairro do Novaes, as atrações são o cavalo-marinho e um grupo cirandeiro. Não por acaso, homenagearemos nesse dia a coquista Vó Mera, em reconhecimento à sua contribuição ao fortalecimento das tradições populares.
Vó Mera e seus netinhos é uma das atrações da noite. Confira o som aqui

26 de julho de 2010 – NOITE DO RAP E REPENTE 
Para abrir a segunda noite de encontro, o cordel e as histórias de trancoso mostrarão aos estudantes de todo o Brasil um pouco da nossa tradição literária e oral. Este é também o dia da mesa sobre Cultura Popular, onde serão levantados diversos questionamentos pela manhã, e como um complemento do espaço, nesta noite os estudantes se depararão com um duelo de Rap e Repente, evidenciando as contradições e ressignificações do conceito de “popular” em relação a cultura.
Abiarap é uma das apresentações da noite. Ouça o trabalho dele clicando aqui
Numa noite brasileira de música, o samba e o forró não poderiam deixar de estar lado a lado, representando diversos cantos do país. Na programação deste dia, o mais autêntico forró pé-de-serra e um bom samba-raiz. Pela manhã, haverá um debate sobre educação e comunicação, e como complemento aos debates travados no espaço, este será também o tema da apresentação cênica.
A banda Brasis abrirá a noite, confira o trabalho neste link. 
28 de julho de 2010 – NOITE CAFUÇU 
            No dia do Carnaval Tradição, o grande homenageado da noite será o Bloco Cafuçu, com exibição de vídeo sobre o bloco e apresentação musical do mais autêntico brega. Para essa homenagem, a Comissão Organizadora tem recomendado aos encontristas que tragam suas roupas características.

Pegue a carona no som de uma das atrações da noite clicando
            29 de julho de 2010 – NOITE PSICOTROPICAL 
            Na noite da psicodelia, a música instrumental toma conta, e os encontristas ouvirão muito jazz, groove e dancehall/haga. Na apresentação da banda Burro Morto, será exibido também o mais novo trabalho do grupo, o curta “Baptista virou máquina”. Será constante a intervenção de artistas circenses e pirofágicos durante a noite.
Ouça o som psicodélico do Burro Morto. 


30 de julho de 2010 – NOITE TODOS OS TAMBORES 
Para uma noite percussiva, maracatu, ciranda e coco darão o tom dos tambores e alfaias.

ESCURINHO ESTÁ TOCANDO AQUI!
31 de julho de 2010 – NOITE SONS DA PARAIBA
            Na noite da Guerrilha Cultural, duas gerações da cena musical da cidade se encontrarão. Sobre a concepção de militância cultural, vem agregada a perspectiva também da música como um processo constante de experimentação e inovação. O audiovisual ganha destaque aqui, contextualizando os debates sobre movimento cultural através do vídeo “Jaguaribe Carne: alimento da guerrilha cultural”.
Ouça, veja e sinta um pouco das vibrações do movimento jaguaribe carne!
            1 de agosto de 2010 – NOITE HASTA SIEMPRE
            Na última noite dos encontros, o samba e o reggae embalam as despedidas dos novos companheiros e amigos, das pessoas que socializaram experiências e conhecimentos durante oito dias, que acumularam teoricamente sobre outras perspectivas de Comunicação Social e Cultura Popular.
Para fechar, BALUARTE

Vale lembrar que este é um resumo das atrações confirmadas para o Enecom Parahyba 2010. A programação completa postaremos em breve. Ah, e como tudo que é bom dura pouco, as Culturais se encerarão impreterivelmente às 2h da madrugada.

QUE A COMUNICAÇÃO SE PINTE DE POVO! 

Um comentário: