terça-feira, 25 de maio de 2010

Paraíba ou Parahyba?

O Coletivo Comjunto, no Enecom 2010, utiliza “Parahyba” no lugar de João Pessoa , o nome da capital, pois é parte de um movimento que se posiciona contrariamente ao atual nome da cidade, e luta pela troca por Parahyba, antigo nome da cidade, com origens indígenas. O coletivo entende que o nome foi modificado em momento de forte comoção popular, logo após a morte do ex-presidente do estado, João Pessoa, em 1930, e foi um artifício político para martirizar e encampar historicamente uma campanha a seu favor. Além disso, entende-se uma extrema personalização e um erro histórico de se expor o ex-presidente como um revolucionário das causas populares.

Faz parte desse movimento também a negação da bandeira do estado, Paraíba, em suas cores e seus símbolo lingüístico. O “Nego” inscrito na bandeira remonta à negação do então presidente do estado da Paraíba, João Pessoa, ao convite enviado por Washignton Luís, presidente do Brasil à época, para apoiar o candidato à direção do país Júlio Prestes, partidarista de Washington. Assim, era o passo para encaminhar à candidatura à vice-presidência de Getúlio Vargas, no ano de 1930.

Sobre as cores, o vermelho se apresenta como o sangue “derramado” por João Pessoa quando foi assassinado por João Dantas em Recife, motivado, entre outras versões, por questões pessoais, pois equipes policiais do estado haviam invadido a residência de Dantas e publicizado cartas de amor de Anayde Beiriz, professora e poeta que, à época, passou pelo imenso escândalo de ter namorado um homem, ainda solteira. No entanto, na intenção de martirizar João Pessoa como um revolucionário, diz a história normativa que ele foi morto pela oposição. O preto simboliza o “luto” no qual toda a Paraíba entrou pela morte do então presidente do estado e candidato à vice-presidência da República.

3 comentários:

  1. muito bacana escreverem sobre essa curiosidade que traz à tona questões da luta travada pelo povo parahybano.

    abraços e boas construções.

    ResponderExcluir
  2. Parahyba é brega! Só estudantes do meu cool, com conceitos meu cool e que escreve precensa e comjunto pra gostar dessa escrita do cão.

    ResponderExcluir
  3. Maria, Parahyba pode ser brega, mas Paraíba como nome para a Capital é atual, não é mesmo?
    Geraldo

    ResponderExcluir